Rock in Rio II – 23 anos de Faith no More no Brasil

Um conto chamado Rock in Rio II com Faith no Morerock-in-rio-1991-1377053908267_1024x768

Coletiva Faith No More Rock in Rio II

 A Segunda Edição do Rock in Rio II, acontecia no início de 1991 e hoje, dia 20 completou 23 anos da primeira apresentação do Faith no More em terras Brasileiras. Precisamente no estádio do Maracanã, local escolhido para a segunda edição do RIR. Conhecido por suas diversas atrações musicais, futebolísticas e até religiosas.  O Estádio já contou com a presença de Prince, Madonna, Frank Sinatra, Kiss, Tina Turner, Gun´s Roses, Faith no More, Rolling Stones, Paul McCartney, Ivete Sangalo, entre outros.

O Estádio do Maracanã, ponto incluso como turístico no estado do Rio de Janeiro, passa por grande reforma para sediar o Campeonato Mundial de Futebol , ( World Cup 2014) daqui 5 meses aproximadamente.

As histórias se repetem 

…E foi pesquisando que descobri algo bem interessante, que SINCERAMENTE eu não sabia. Devo prestar mais atenção no que o  Guia Turístico falar na próxima visita ao Rio. Mas, consultei e vemos que diversas histórias do Brasil se repetem, ou apenas não mudam. O Estádio do Maracanã foi construído em 1950, justamente para sediar a Copa do Mundo devido a Europa estar com inúmeros problemas causados pela Segunda Guera Mundial. Porém teve sua obra contestada e foi vítima das diversas opiniões e queixas pelo dinheiro gasto em sua construção, assim como acontece agora. em sua reforma, 6 décadas depois para sediar a Copa do Mundo.

maracana

A Primeira edição do Festival aconteceu em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Passaram-se 6 anos para a segunda edição do festival que reuniu 42 bandas para um público de 700 mil pessoas.  Entre as 42 atrações algumas das bandas internacionais foram:

 A-HA, Billy Idol, Colin Hay, Debbie Gibson, Dee-Lite, Faith No More, George Michael, Guns N’Roses, Happy Monday, Information Society, INXS, Joe Cocker, Judas Priest, Lisa Stansfield, Megadeth, New Kids on the Block, Prince entre outras internacionais e as nacionais.

O Festival

rock-in-rio-1991-1377053916735_1024x768

A fama, o reconhecimento  e o Assédio …

A partir da apresentação do Faith no More na noite de 20 de Janeiro, a banda que até então era mais conhecida pelos  clipes na programação da  MTV, fez uma apresentação tão surpreendente quanto a esperada pelos fãs, assim o Faith no More ganhou muita popularidade em todo território nacional  se tornando frequente nas rádios e  HITS do álbum The Real Thing ficou nos tops e programações de rádio por muito tempo, originando uma segunda turnê meses depois.

rock2

Ao passar por Manaus,Rio, São Paulo, Recife entre outras cidades a banda se fez super popular no Brasil. Fãs alucinadas , Posters  em revistas TEEN, entrevista ao Fantástico, notas em jornais, que podem ser encontradas na revista veja e no acervo Folha de S. Paulo. O FNM virou febre, contagiando até no estilo de vestir dos adolescentes da época. Pois o bermudão  largo, Camiseta e Camisa Xadrez na cintura, era marca e referencia do rapazinho vocalista chamado de Mike Patton.

RIR_FNM

Saudades absurdas e febris daquela época. Nós, que já temos trinta e poucos anos ou mais, sabemos o que é boa música de verdade.  Não que hoje elas não existam. Sim, elas andam por ai em gavetas, mas é estranho observar tudo que pode mudar em duas décadas. Ou talvez, estamos apenas ficando velhos.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s